quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DICAS DE VIAGEM - MEU ROTEIRO EM PARIS - PARTE 2

 



Continuando então minha série de posts sobre meu roteiro em Paris... quando eu voltar posto também meu roteiro para a Itália, pois como lá será a primeira vez, acho melhor ter um pouco de "experiência" para falar... 

A parte 1 do roteiro está aqui.

Relembrando meu roteiro em Paris será este: (provavelmente vou mudar algo apenas no dia do museu do Louvre...)
Dia 1(qui):
    Torre Eifel
Dia 2(sex):
    Rio Sena 

    Sacre Coeur 
    Notre Dame     
    Subir Tour Eifel     
    Ópera Garnier? (ainda não tenho certeza qual dia irei) Noite   
Dia 3(sab):
    Lourdes
Dia 4(dom):
    Medalha milagrosa (Manha)
    Louvre (tarde)
    Ópera Garnier? (ainda não tenho certeza qual dia irei) Noite
Dia 5(seg):
    Nevers
    Museu dos Invalidos 

     Ópera Garnier? (ainda não tenho certeza qual dia irei) Noite
Dia 6(seg):
    Champs Elise

    Arco do Triunfo


Vou falar hoje sobre como ir a Lourdes.
Bem, você tem duas alternativas (dentro do pouco que eu sei, hehe): 
  1. você pode ir e voltar no mesmo dia de trem, saindo de manhã cedo e voltando no final da tarde.
  2.  a outra opção é dormir por lá (tem hotel Ibis, com diária na faixa de 65,00 euros com pequeno almoço)

Já dei uma pesquisada pra saber se tem como ir de ônibus também, mas, além de não ter encontrado nada na Internet, é uma viagem longa (6 horas se for TGV - aqueles trens de alta velocidade) então acho que não é vantagem ir de "busão".

Ano passado saímos no dia anterior a noite e chegamos lá beeeem cedinho (o dia nem tinha amanhecido ainda), foi ótimo porque aproveitamos o dia todo. Logo ao chegar tem algo parecido com uma Lachonete, onde tomamos café, foi difícil pedir, pois a atendente não falava nada de Inglês, mas aí encontramos um cafe au lait no Menu.... e comi um croissant au chocolat (com uma miséria de chocolate, mas tudo bem). Foi beeeem difícil encontrar um bom lugar para almoçar, talvez neste Ibis, que fica perto da estação de trem, eles sirvam almoço, vou me informar e atualizo depois.

Desta vez não encontrei horário de trem que saísse tarde da noite, então tivemos que comprar saindo as 6:00 da manhã, chegando lá as 13:00 e saindo as 17:40. Parece corrido, mas como já conhecemos o local dá pra fazer o trajeto mais rápido e não temos que ficar procurando coisas.  

Mas vamos ao que interessa. O que você precisa saber para ir a Lourdes:


  • onde comprar passagens de trem - ano passado comprei no site www.raileurope.com.br este site é uma mão na roda, pois ele é todo em português, poooorééém, saiba que você paga um valor a mais do que se comprasse direto do site da Compania francesa, que é a www.sncf.com/fr. Tá eu sei que é muito chato tentar entender o site em francês, mas se eu tivesse conseguido compra por este site teria feito uma economia de uns 100,00. (pela Rail Europe o Custo por pessoa é de aproximadamente)
  • encontrei informações muito úteis sobre as passagens neste blog de viagens, do tipo, quando você pode começar a comprar, quando saem os melhores preço (é um post longo, mas vale a pena ler).
  • Neste outro blog tem um post sobre o problema de comprar no site francês (é comum eles não aceitarem cartões que não são franceses).
  • verifique a estação de trem certinho pra não ir pro local errado, a mais conhecida é a MontParnasse e o Metro "te deixa" lá dentro, é só buscar um balcão de informações se tiver dúvidas de onde pegar seu trem.
  • as passagens podem ser eletrônicas (como as que vieram para meu email ano passado), mas atualmente a Rail Europe faz o envio por meio de transportadora (minhas passagens chegaram em 1 semana!)
  • fique de olho nas promoções, pois você pode encontrar passagens de primeira classe mais baratas que as econômicas!
  • Mapa para ir para a estação MontParnasse: Se tiver pique são 25 mintos de caminhada, de metro deve dar uns 5 minutos


Para chegar ao Santuário, também é muito fácil, basta seguir as placas depois que você sai da estação de trem, olha o mapinha, dá uns 20 minutos de caminhada...




O que fazer em Lourdes???
Em Lourdes, além de poder se banhar na fonte, visitar a gruta onde Nossa Senhora apareceu, você pode ir ao local onde Santa Bernadete foi batizada, onde ela viveu...

Seguem Informações completas sobre o local (do site www.bigviagem.com):

"A cidade Lourdes fica no sul da França e é atualmente um dos principais destinos para quem deseja fazer turismo religioso. A cidade cresceu em torno da gruta onde Nossa Senhora apareceu para a menina Bernadette Soubirous, no século XIX. A cidade atrai mais de seis milhões de fiéis e visitantes que passam pelo santuário anualmente. O santuário é um local gigantesco, e é composto por várias capelas, igrejas além de locais para recolhimento e orações. Já na chegada à Basílica de Lourdes você já ficará encantado.
A capela-mor desta basílica foi feita para atender ao pedido de Nossa Senhora. Ela foi construída na Gruta Massabielle, onde Nossa Senhora apareceu 18 vezes para a menina Bernadette. Ao todo foram 18 aparições que aconteceram entre os dias 11 de fevereiro e 16 de junho de 1858. Na gruta ainda há uma imagem de Nossa Senhora na Gruta, que tem 2,5 metros de altura e é a representação da aparição à escolhida pela Virgem Maria.
Dentro da gruta ainda há uma fonte. A água desta fonte é recolhida em um reservatório que alimenta 17 piscinas e nove fontes onde os turistas podem tomar banho e beber a água milagrosa. É por isso que Lourdes é a cidade que as pessoas escolhem para fazer tratamento de saúde; na região há diversos hospitais. É possível encher uma garrafa ou galão e levar um pouco dessa água para casa.
Lourdes é a segunda cidade Francesa em números de hotéis contando com aproximadamente 270 hotéis e 13 acampamentos .
A Cripta fica na parte debaixo da Basílica Superior e foi a primeira capela aberta ao público com uma missa realizada no dia 19 de maio de 1866. 25 homens cavaram o corredor que leva até a capela; entre eles estava o pai de Bernadette. Já a Basílica Nossa Senhora do Rosário só foi construída 30 anos após a primeira aparição de Nossa Senhora. Ela é dedicada a santo Rosário.
Além do santuário, quem visita Lourdes pode visitar outros pontos de peregrinação ligados a vida de Bernadette. Um deles é o “calabouço”, local onde a menina vivia com a família. A pia onde ela foi batizada também pode ser visitada. O “Hospício Santa Bernadette” é onde ela fez a primeira comunhão e onde foi educada durante oito anos pelas Irmãs da Caridade de Nevers. E por fim “Bartrès”, a aldeia onde ela foi criada na infância.
Site Oficial: Santuario de Lourdes"

 Este outro site tem várias fotos lindas: http://www.viajandonomundo.com.br/index.php/a-energia-contagiante-de-lourdes-na-franca/  deixo bem claro que não li o site, apenas achei lindas as fotos!

Segue também o link do meu álbum de Paris e, lógicamente, de Lourdes. Claro que tem muitas outras fotos, mas não postei tudo... https://www.facebook.com/media/set/?set=a.272400466106143.79959.100000085764623&type=3


Nenhum comentário:

Postar um comentário