terça-feira, 11 de setembro de 2012

DICAS DE VIAGEM - MEU ROTEIRO EM PARIS



Bem, minha viagem tem um caráter mais religioso do que de passeio, mas vou dar umas dicas também para quem tem interesse apenas na área cultural de Paris.  Vou Postar um dia do roteiro por vez e colocar mais algumas dicas de lugares que não vou ou que já fui no ano passado. Por exemplo: Versallhes, Jardins de Luxemburgo, Ópera Garnier...

Vamos ficar no Hotel Ibis Paris Tour Eiffel Cambronne, não sei se é dos mais baratos, mas acredito que o preço não deve variar tanto, a não ser que você fique em áreas mais afastadas, não que seja ruim, pois se o hotel for perto de uma estação de metrô, não há tanto problema, mas como a rede ja é conhecida, preferimos não ter surpresas. A diária normalmente é de 75,00 euros por quarto para duas pessoas, sem café da manhã, se você ficar sozinho no quarto o valor é o mesmo. O Café da manhã custa 8,00 euros eu acho, e vale a pena (pois lá é tudo caro), pois dá pra se fartar, hehe!

Você pode dizer, " mas tem a rede Decolar.com", bem, sempre compro passagens lá, mas ano passado eu cheguei a fazer uma reserva num hotel e como não consegui fazer o cancelamento, meu irmão e uns amigos passaram a noite lá e qual não foi minha surpresa? Quando chegamos  eu deveria pagar o hotel NOVAMENTE, sendo que ja havia sido pago anteriormente no site da Decolar, haviam cobrado no meu cartão e tudo mais... Depois de 1 mês reclamando eles fizeram o estorno, porém, aquela taxa de uns 7% cobrada em cima de toda compra internacional, ficou para trás... bacana né? 

Assim que você chega no aeroporto, é possível conseguir mapas da cidade e das linhas de metrô, tenha sempre um em mãos, será muuuuito últil.

De cara seguem alguns ótimos sites para quem quer visitar esta cidade maravilhosa:

http://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire/  => mais completo
http://www.conexaoparis.com.br/
 www.vamosparaparis.com/
Nestes sites tem algumas opções de bons restaurantes Brasileiros, vou experimentar e quando voltar faço um post com minhas impressões:
    http://www.viajarnafranca.com/2012/04/bares-e-restaurantes-brasileiros-em-paris/

 http://drieverywhere.net/2012/06/29/paris-comer-bem-e-barato/



Meu roteiro lá será este,
Dia 1(qui):
    Torre Eifel
Dia 2(sex):
    Rio Sena 

    Sacre Coeur 
    Notre Dame     
    Subir Tour Eifel     
    Ópera Garnier? (ainda não tenho certeza qual dia irei) Noite   
Dia 3(sab):
    Lourdes
Dia 4(dom):
    Medalha milagrosa (Manha)
    Louvre (tarde)
    Ópera Garnier? (ainda não tenho certeza qual dia irei) Noite
Dia 5(seg):
    Nevers
    Museu dos Invalidos 

     Ópera Garnier? (ainda não tenho certeza qual dia irei) Noite
Dia 6(seg):
    Champs Elise

    Arco do Triunfo



Abaixo coloco alguns mapas para que vocês vejam como é simples andar por lá, se você já costuma andar de metrô, será mais fácil ainda. 

Lembrando que quando eu coloco "entrar na estação tal e descer na estação tal" nem sempre é um trecho direto, pode ser que no meio do caminho você precise trocar de linha, por isso é sempre bom ter o mapa das linhas em mãos.

Os horários entre parenteses são a previsão do tempo que iremeos gastar com cada local.
Meu ponto de referência será a Torre Eiffel, por ser o mais conhecido e fácil de chegar.

Dia 1(quinta):
    Torre Eiffel (dá pra fazer o passeio no turno, pois vamos chegar por volta de oito da noite) olha como é perto do hotel, até o Champ-de-Mars dá 10 minutos:


 Ponto B está na Base da Torre

Dia 2(sex):
    Passeio no Rio Sena (8:00 - 10:00), o Rio Sena fica relativamente perto do nosso hotel (dá pra ir a pé), um passeio de 1 hora custa 12 euros e é muito interessante


    Sacre Coeur (10:00 - 12:00) - Perto da Torre Eiffel (você caminha uns 15 minutos saindo do passeio no Rio Sena) até a estação de metrô Bir-Hakeim, é só pegar o(s) metrô(s) e descer na estação Lamark-Caulaincourt ou Pigalle e caminhar uns 10 a 15 minutos até a Basílica. Segue passo-a-passo abaixo:

Ponto A é a estação de Metrô Bir-Hakeim (linha 6), o Ponto B o local do Passeio no Rio Sena
Pode-se pegar o metrô em Bir-Hakeim ou na Estação Trocadéro na foto abaixo (linha 6 também) para depois fazer uma baldeação na estação Charles de Gaulle Étoile para pegar a linha 2 e descer então na estação Pigalle, se quiser pode até fazer outra baldeação para pegar a linha 12 e descer na estação Lamark-Caulaincourt, que é 5 minutinhos mais perto da Basílica 


Distância da Torre para a estação Trocadéro

Estações Pigalle e Lamark-Caulaincourt


Ponto A é a estação de Metrô Lamark Caulaincourt (linha 12)  e o Ponto B Basílica Sacre Coeur


    Almoço (12:00 - 13:00) (Café Carioca ou Favela Chique) Ficam no caminho para Notre Dame, mas precisamos descer numa outra estação (Files du Calvaire para Café Carioca ou Republiqué para a Favela Chique), o ruim disso é gastar mais com Metro, pois o Café Carioca fica a 25 minutos de caminhada de Notre Dame e como teremos alguns tios conosco não é muito o caso ir andando, veremos qual a mais vantajosa e quando eu voltar falo pra vocês. Perto de Notre Dame não encontramos um bom lugar para almoçar da última vez... 


Distância do Café Carioca até Notre Dame

    Notre Dame (13:00 - 16:30) Escolhi este dia pra ir lá, porque toda a primeira Sexta-feira do Mês a Basílica expõe a Coroa de espinhos de Jesus, não é 100% certo de ser verdadeira, mas pelo que li da história e do caminho que está coroa percorreu, as chances são grandes, então prefiro correr o risco de acreditar e estar enganada, do que de não crer e deixar de venerar algo tão significativo para a minha fé.



 Para chegar lá pegamos o metrô na mesma estação em que descemos (Pigalle - linha 2) para ir a Sacre Coeur, fazemos uma baldeação em Barbés-Rochechouart - linha 4 , descemos na estação Cité (linha 4) e caminhamos mais 10 minutos até Notre Dame.

Baldeação da linha 2 para a linha 4

Ponto B - Notre Dame, Demais pontos são as estações

Lanche no McDonalds talvez (lá por perto do hotel também tem um McDonals, já que vamos para a Torre Eiffel...)   

Subir na Tour Eifel fica pra quando escurecer, não subi lá de dia, mas acho que a noite é mais interessante, você compra seu ticket com antecedência no próprio site da Torre, este é um link já para a compra (http://ticket.toureiffel.fr/), você pode (e deve, porque sempre, sempre tem fila pra comprar...) comprar os ingressos com dia e hora marcados, mas não pode devolver se desistir depois... 

    Noite (opera garnier?) - Vou tentar ver um espetáculo desta vez, ano passado não fui lá, mas vi algumas fotos de espetáculos e fiquei morrendo de vontade de assistir. No Conexão Paris tem a programação para este ano : Programação


Para chegar lá é só descer na Estação Ópera (bem sugestivo o nome não?)

Semana que vem eu posto como ir a Lourdes, onde Nossa Senhora apreceu para Santa Bernadete.







Nenhum comentário:

Postar um comentário