terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DICAS DE VIAGEM: QUARTO DIA EM ROMA - parte 1

 Acho que ainda não falei na parte de dicas de viagem, a respeito do ônibus em ROMA, pelo menos não detalhadamente... Me lembrei que meu irmão acompanhava pelo mapa rodoviário que ele tinha no celular (sério, salvou muito nossa vida, se você vai sozinho TENHA UM GPS NO CELULAR - detalhe, consome muita bateria, então só ative quando for usar mesmo) enfim, além do GPS você pode tentar conseguir o mapa das linhas de ônibus, mas precisa ter todas as paradas. EU sinceramente não lembrei de procurar.

Outra opção mais desesperadora, ja comentei em algum post, mas vale a pena frisar poir pode salvar sua vida (tá, não é para tanto, pode te salvar de descer em ponto errado e ter que andar 30, 40 minutos à toa (como eu e meu irmão depois que o celular dele ficou sem carga...). Em cada parada de ônibus tem um placa com todas as paradas que aquele ônibus faz, procure a parada onde você está e a parada onde você vai descer, conta o número de paradas e pronto! LEMBRANDO QUE algumas paradas de ônibus repetem (nesse caso ela estará com o número de paradas na frente ex.: "2 fermate")

Olha a plaquinha:


Em Roma o ônibus foi importante pra irmos às Catacumbas (Santa Priscila, com o primeiro afresco de Nossa Senhora, aproximadamente do século segundo) e à Via Appia onde se encontram as Catacumbas de São Calisto e um pouquinho depois da Via Áppia as Catacumbas de São Sebastião.

Só uma observação: se você quer visitar todas as Catacumbas fique atento aos dias de funcionamento, pois cada Catacumba fecha num dia.
Santa Priscila: fecha na segunda feira
São Calisto: fecha na quarta feira
São Sebastião: fecha no domingo - bem no dia que eu fui =(

Mas voltando à viagem, meu quarto dia em roma (DOMINGO) foi assim:



Acordamos bem cedo e fomos para a Via Appia, como? Bem, pegamos o metrô e descemos na estação circo Máximo para pegar o ônibus 118, conforme a recepcionista do hotel explicou. Esperamos, esperamos e esperamos... não sei onde encontrar  a informação dos hoários de ônibus, mas acredito que nos domingos só deve funcionar de hora em hora, no nosso caso foi hora cheia, chegamos lá as 7:20 e esperamos até 8:00 =(  Descemos numa estação logo depois do ônibus passar por baixo de uma pontesinha (desculpe mais foi a melhor referência que eu peguei) 

  Quo Vadis 

Outra opção é descer logo depois de ver o Quo Vadis, é uma igreja bem pequena que fica ao lado esquerdo da rua, na verdade acho que esta é a opção que você anda menos, será preciso voltar um pouco, pois o portão para a Via Appia (que fica bem em frente ao Quo Vadis) já terá ficado um pouquinho pra trás... 


À esquerda vai para as Catacumbas de São Calisto; para as Catacumbas de São Sebastião tem duas opções: 
- seguindo frente (atrás do moço de jaqueta preta) , você vai sair numa rua e virar à esquerda
- ou pode seguir pela esquerda (de quem vê a foto) daí você sai numa rua e vira à direita, rapidinho estará nas Catacumbas de São Sebastião.

A Catacumba de são Calisto fica na Via Appia, confesso que não prestei muita atenção nela (na Via), pois estávamos com medo da chuva e fomos rápido para as Catacumbas. Você caminha uns 10 minutos pela Via Appia, passa por uma construção a esquerda (acho que é um colégio), e caminha mais um pouco. As Catacumbas de São Calisto ficam à direita (de quem está chegando ou esquerda do moço de jaqueta preta na foto).Na mesma rua do Quo Vadis fica a Catacumba de São Sebastião, então se você descer do ônibus muito na frente, não tem problema... Você vai estar quase na Catacumba de São Sebastião.


 Caminhando pela Via Appia...



Catacumba de São Sebastião

A bilheteria é ali onde tem algumas pessoas na fila e à esquerda fica a entrada para as catacumbas

Chegando lá você compra seu ingresso na bilheteria que fica ao lado da loja de artigos religiosos (tivemos que esperar abrir). 
Atrás da bilheteria, tem  máquinas de refrigerante, sanduíche e café, o que foi ótimo pois saímos de estômago vazio. Depois de comprar seu biglieti dirija-se à entrada da Catacumba que fica logo em frente à bilheteria, fverifique se há algum guia que fale português (no dia que fomo só tinha inglês, espanhol e italiano)



Dentro da Catacumba, numa área em que o guia autorizou fotografias


Vou ter que dividir em dois esse dia, senão o post vai ficar gigantesco!


A segunda parte é a ida para as Catacumbas de Priscila e à Escada Santa!






Nenhum comentário:

Postar um comentário