terça-feira, 1 de janeiro de 2013

DICAS DE VIAGEM: TERCEIRO DIA EM ROMA: PANTHEON, BASÍLICA SÃO PAULO, ASSIS

3º dia em Roma:
  
Fomos ao Pantheon ou Basílica Nossa Senhora dos Mártires, pois ele foi doado à Igreja. Decidimos ir de ônibus. Não conseguimos entender como pagar o ônibus então não pagamos mas acho que é com o mesmo ticket do metrô.
Pegamos o ônibus 85 que passava quase em frente ao hotel. Esse ônibus passa na Via del Corso.

 Pantheon


Quando vc entrar no ônibus fique de olho para a hora que ele entrar na Via del Corso. Quando ele entrar vc precisa ficar atento às ruas/vias a sua esquerda. Você vai solicitar a parada quando ver a Via Lata (as placas com os nomes das vias ficam nos muros) ao descer voce vai caminhar pela Via del Corso (no sentido em que o ônibus estava indo) até chegar na Via Caravita que é duas vias/ruas depois da Via Lata.

 As paradas dos ônibus indicam qual ônibus passa ali e em quais estações ele passa (o número ao lado da parada indica quantas vezes ela se repete, você pode ter 3 paradas seguidas com o mesmo nome... )Mas não se desespere, nós não acertamos NENHUMA parada hahaha! Apenas tenha o mapa em mãos, SEMPRE!
    
Você segue por esta Via Caravita passa pela Igreja de Santo Inácio de Loyola e já está no Pantheon.
 
Depois nós descobrimos que a Fontana de Trevi ficava relativamente perto do Pantheon, basta seguir pela via del Corso umas 4 vias depois da Via Lata.
     
Depois do Pantheon íamos para a Basílica de São Paulo fora dos muros. Fomos a pé até o coliseu (15min) voltando pela Via del Corso até chegar na Piazza Veneza, (que é linda, vale a pena dar uma parada e tirar fotos ) onde fica o monumento a Vítor Emanuel II da Itália, primeiro rei da Itália unificada. Descobrimos que para ir a pé do hotel ia dar 20 minutos. No caminho para a estação Coliseu você passa pelo Fórum Romano...

 Piazza Veneza
    

Para a Basílica de São Paulo fora dos muros pegamos o metrô na estação Coliseu sentido Laurentina e descemos na estação Basílica S. Paulo. Ao sair da estação basta virar a direita e caminhar até uma praça, é pertinho menos de 5 minutos vc vai estar na entrada lateral da basílica (meu irmão e eu achamos que era a principal e achamos sem graça Hahaha só depois vimos a entrada principal onde tem uma estátua maravilhosa de São Paulo). Na basílica se encontram os restos mortais de São Paulo e as correntes que o prenderam.

Entrada lateral da Basílica, nós chegamos ali pela esquerda, na foto
Interior da Basílica

Entrada principal

Depois nosso roteiro incluía Assis. Verificamos os horários de trem nós hotel antes, com um recepcionista (a empresa que faz o trajeto é a Trenitalia, não sei se tem outra) a princípio parecia ser fácil. Fomos de metrô para a estação Termini (não falei que a termini era onde tudo acontecia?) compramos os tickets no atendimento automático, são máquinas espalhadas pela estação.
    
Compramos com meia hora de antecedência, achando que estávamos tranquilos. Porém, passamos 25 minutos procurando o local de embarque. Foi horrível! Tipo, o trem para assistir ou f.... não aparecia nas telas de embarque. Pedíamos informações (em inglês) e diziam que o trem saía do final da plataforma 1, daí íamos a plataforma 1 dávamos uma olhada e nada de ver trem. Até queeeeee..... faltando 5 minutos pro trem sair o filipe foi correndo até o final da plataforma e lá estava o trem meio que escondido numa plataforma ao lado que não dava pra ver do início da plataforma 1.
    
Outra dica importante : são poucos os trens que vão direto para assis. Vc precisa fazer uma baldeação no caminho E DETALHE : a troca de trem não vem no bilhete, só encontramos essa informação no site da trenitalia. 

Outra dica importante parte 2: não precisávamos ficar desesperados, pois o bilhete de trem vale por tantas horas a partir de quando eu valido (você precisa validar seu bilhete antes de entrear no trem, em Paris também é assim), ou seja, mesmo que nós perdessemos o trem poderíamos pegar o próximo =D
    
Fora isso pode acontecer do trem quebrar e vc ter que ficar mais de meia hora esperando outro chegar (aconteceu com a gente).
   
Basílica de São Fransisco

Veste de São Fransisco

Assis....

Caminho para a Igreja de São Damião, que São Francisco reconstruiu.


Fora isso Assis compensou toda a chateação. É linda! Na estação já tem vários táxis esperando. Custa 15 euros até a Basílica de São Francisco. Cabem 9 pessoas e você pode dividir com mais alguém (eu e o filipe conseguimos dividir com mais 2 pessoas, ou seja, deu 7,50 para cada dupla.
   
Em Assis tem várias coisas para se visitar. Aconselho a dar uma lida na história antes. Além de ter ido meio tarde, ainda tivemos o imprevisto com o trem e acabamos perdendo uns 40 minutos, então não deu pra fazer tudo que queríamos.
   
Nós visitamos a basílica de São Francisco, a Basílica de Santa Clara e a Igreja de São Damião que já estava fechada. Então aconselho a ir mais cedo e não tarde como nós (chegamos lá as 15:30).  Entre as igrejas o  trajeto é feito a pé normalmente mas se prepare para andar. Ou então gastar uma grana com táxi!

A volta, é mais fácil pois a estação é pequena, mas tem o problema de você não saber se o trem faz baldeação ou não, então IMPRIMA OS HORÁRIOS DE IDA E DE VOLTA, pois no site tem a indicação de onde é feita a baldeação. Nós pegamos um trem direto, pois já tínhamos visto no site =D. Você desce em Termini e aí é fácil voltar...

É isso gente, que esse ano seja repleto de alegrias para todos!

Fiquem com Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário