quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DICAS DE VIAGEM: A CHEGADA EM ROMA

Neste post vou falar de uma maneira geral da minha chegada em ROMA e algumas coisinhas de Lisboa...    

      Conforme eu disse antes, foi minha primeira vez em Roma. Meu irmão e eu chegamos no aeroporto e ficamos meio perdidos inicialmente. Logo no desembarque, depois de pegar as bagagens fomos abordados por um taxista sem vergonha @#%*$#... , falando um inglês misturado com italiano e espanhol... dizendo que de trem nós iríamos gastar não sei quanto e que ele faria por "apenas" 70,00 euros. Cara, isso dá quase R$ 200,00 !  =O

Ele deve ter achado que a gente tinha cara de tapado :-p...  Graças a Deus ainda tínhamos crédito no celular e ligamos pra um amigo do meu tio, que morava lá em ROMA, para pegar umas dicas e descobrimos que de trem ficaria em 30,00 euros e que a viagem de táxi do aeroporto ao centro de Roma era tabelada em 48,00 euros...

Fomos então, Filipe e eu, procurar o trem para a estação Termini (essa é a estação mais importante de Roma, pois é lá que as duas únicas linhas de metrô fazem conexão e é lá que se pega trem). Tivemos uma grata surpresa ao procurar informações num balcão pra turistas que tinha no terminal ..........  Pertinho de onde saem os trens, com uma atendente que falava português (meia boca, mas dava para entender bem).  Era uma empresa particular que fazia as viagens até o centro de Roma por 15,00 euros por pessoa, falei onde ficava nosso hotel (pertinho do Coliseu) e ela disse que a van deixava na porta do hotel. Foi ótimo! Sentamos no banquinho em frente ao balcão da empresa e esperamos uns 15 minutos até o motorista da van chamar. Bem melhor que ir de trem!

O balcão da empresa 

Banquinhos onde esperamos o motorista chamar
À esquerda está o balcão da empresa e logo na minha frente (essa sentada com algumas malinhas) é a máquina onde se compra a passagem para a estação Termini 


  Se você tiver pouca mala (pela foto deu pra ver que não era o nosso caso), dá pra ir de trem sim, não sei exatamente onde comprar a passagem mas acho que deve ser bem por ali onde esperamos sentados, deve dar pra comprar numas maquinistas automáticas. Vc compra para a estação Termini e de lá pega o metrô para a estação mais perto do seu hotel! =D

Outra dica, para a Europa: com relação a telefone. Em Paris não encontrei chip nem "pacote" para ligar pro Brasil num bom preço, mas em Lisboa sim, um chip da empresa Vodafone.Vale a pena comprar um chip lá pois vc pode aderir ao "plano Brasil" e suas chamadas vão custar 0,06 centavos de europeu por minuto. Maaas fora de Lisboa paga deslocamento. O chip custa 10 euros e vem com um crédito de 5 euros e vc precisa de uma recarga de mais 5 euros para ativar o plano Brasil, total 15,00 euros (dá pra passar bem uns 5 dias) e com um detalhe: internet ilimitada no celular (internet boa, não igual nosso 3G=1/2G )!

Em Roma também dá pra comprar chip, mas é bem mais caro (25,00 euros o da TIM, não sei se é a mesma) e as ligações custam 0,25 centavos de euro para o Brasil, mas você não precisa fazer recarga.
Por enquanto eh isso, mais pra frente eu posto outras dicas de como chegar nos lugares que visitei la em ROMA...

Boa semana! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário