segunda-feira, 1 de outubro de 2012

LIVRO MARAVILHOSO QUE LI: HHhH



Há tempos queria falar sobre este livro, sou meio suspeita para falar dele livro porque sou uma pessoa fascinada por história, principalmente quando se trata da Segunda Guerra, pode parecer estranho, não que eu me interessse pelo sofrimento e tal, mas já ouvi uma vez que esquecer uma tragédia é o primeiro passo para repeti-la...

Bem, fazia já um boooom tempo que eu não pegava para ler um livro (pelo menos uns 10 anos que não conseguia terminar de ler um). Estava por acaso vendo o globo.com quando li uma matéria dizendo que os livros baseados em histórias ambientadas na Segunda Guerra estavam crescendo cada vez mais, foi aí que este livro apareceu, o nome me chamou a atenção dei uma olhada na Sinopse e fiquei fissurada.. fiquei um dia tentando baixar, até que não aguentei e comprei na Saraiva, por uns R$42,00.

O livro é um misto de relato histórico e romance, no sentido de ter algumas partes "criadas" pelo autor, mas apenas aquelas que ele não encontrou um testemunho com grande credibilidade e mesmo assim nessas partes ele deixa claro que é algo da cabeçado autor...

Olha a sinopse do livro: 

Himmlers Hirn heißt Heydrich: o cérebro de Himmler se chama Heydrich. A sentença corrente entre os membros da SS permite vislumbrar os horrores vividos pela extinta Tchecoslováquia durante a ocupação nazista, quando o implacável chefe da Gestapo, Reinhard Heydrich, foi nomeado pelo Führer o “protetor” da Boêmia-Morávia, território incorporado ao III Reich durante a Segunda Guerra Mundial. Heydrich logo se tornou um misto de vice-rei e ditador, com absoluto poder de vida e de morte sobre os tchecos. Prisões em massa, torturas e execuções sumárias passaram a integrar o cotidiano dos habitantes da capital, que apelidaram seu novo senhor de “o carrasco de Praga”. Esse é o cenário que serve de pano de fundo para que Laurent Binet, um apaixonado por Praga e pela história da resistência, antinazista, escreva o eletrizante romance HHhH, em que ficção e realidade se confundem, colocando em evidência a natureza fugidia e multifacetada da verdade histórica.

Agora me animei e comprei outro livro em Curitiba, nem estava pensando em comprar nada, mas quando vi o título não resisti: "Os outros Shindlers" - Sugestivo não???

Nenhum comentário:

Postar um comentário